top of page
DJI_0296.jpg

ONDE ATUAMOS

O arquipélago de São Tomé e Príncipe situa-se no Atlântico Tropical Oriental, uma das províncias marinhas tropicais menos conhecidas, com relativamente poucos estudos sobre a biodiversidade marinha e costeira de São Tomé e Príncipe feitos na zona do Golfo da Guiné. Do ponto de vista da ecologia marinha do país, ainda existe muito pouca informação sobre diversos grupos taxonómicos.

HOTSPOT DE DIVERSIDADE MARINHA (ALTO ENDEMISMO)

DIVERSIDADE DE HABITATS COSTEIROS  E MARINHOS

IMPORTANTE LOCAL DE REPRODUÇÃO PARA VÁRIAS ESPÉCIES

SETOR CHAVE DA ECONOMIA DE STP: PESCA ARTESANAL

PRÁTICA DE PESCA INSUSTENTÁVEL

26

Comunidades em São Tomé

15

Comunidades no Príncipe

Ilha de São Tomé: Comunidades intervencionadas (Processo de Consultas)
Ilha do Príncipe: Comunidades intervencionadas (Processo de Consultas)

Foram identificadas
áreas prioritárias para conservação, com a colaboração das comunidades piscatórias, autoridades governamentais, setor privado e sociedade civil.

São Tomé e Príncipe

Em 2012 a Ilha do Príncipe foi designada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera

A ilha apresenta uma elevada biodiversidade marinha, com recifes de corais, campos de rodolitos (localmente conhecidos por glá-glá), espécies importantes de peixe (incluindo espécies ameaçadas de extinção, como tubarões e raias), baleias e golfinhos, a maior colónia de aves marinhas em todo o Golfo da Guiné (as Tinhosas) e várias áreas importantes de alimentação e reprodução para as tartarugas marinhas da região.  

Cerca de 10,000 pessoas habitam a ilha do Príncipe, tendo como principais actividades económicas a agricultura, pesca e pecuária. 

Vila Piscatória
bottom of page